A maioria das pessoas conhece o famoso pus e sabem que sua presença está, na maioria das vezes, relacionada com problemas infecciosos e proliferação de bactérias.
Porém, existe muito mais mistérios envolvidos por trás da formação dessa substância que é tão comumente vista em nossa rotina diária.
Separamos informações completas sobre os pus e os locais.
Tem até uma receita caseira para curar pus!
O que você verá nesse texto?
O que é pus?
O pus, nada mais é que uma substância viscosa formada por células mortas, soro, glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, proteínas e outros elementos. Este tipo de secreção, pode ter variação de cor que vai do branco ao amarelo claro e a cores próximas do verde.
Normalmente, o pus aparece como resultado da segregação de um tecido que, em geral, sofre algum tipo de infecção, ou seja, algum tipo de lesão. Ao processo de formação do pus damos o nome de supuração.
Como você mesmo deve imaginar, a sociedade tem em mente que o pus tem ligação direta com bactérias, mas as coisas não são totalmente assim.
Como se forma o pus?
O que muitas pessoas não sabem, é que o pus tem relação direta com uma reação do sistema imunológico, ou seja, o pus é resultado da ação das células de defesa do corpo contra as bactérias que o ameaçam e causam a infecção.
Dessa forma, podemos dizer que o pus aparece somente em pessoas que tenham o sistema imunológico funcionando normalmente, como uma forma de aviso de que algo está sendo combatido.
Logo, a formação do pus não feita por ação das bactérias e sim pelo nosso próprio sistema imunológico para nos defender de infecções normalmente bacterianas.
Quando o corpo cria uma bolsa para coletar o pus, damos o nome de abscesso e ele pode se formar em qualquer órgão como fígado, rins, pulmão e cérebro. Patologias que apresentam abscessos, normalmente indicam infecção grave, com febre, suores e calafrios.
Já quando ocorre o acúmulo de pus em cavidades naturais do corpo humano, damos o nome de empiema. Algumas dessas cavidades naturais são: pleuras, meninges, articulações, vesícula e outras.
Qual a função do pus?
Vale lembrar que esse tipo de reação do sistema imunológico só acontece em pessoas que o possuem em perfeito funcionamento, ou seja, pessoas imunossuprimidas, pessoas em tratamento com quimioterapia, pessoas pós transplante de órgãos tomando imunossupressores, diabetes intensa e outros, não têm a capacidade de combater infecções dessa maneira.
Como vimos anteriormente, a principal função do pus é mostrar que existe uma infecção ativa em algum local e que seu organismo está tentando combater essa complicação.
O que significa pus no ferimento?
Quando uma ferida apresenta pus, isso normalmente representa que a ferida sofreu uma infecção provavelmente bacteriana.
Isso acontece, pois, nosso organismo tenta combater todos os processos infecciosos que o acometem. Algumas vezes, o aparecimento de pus pode estar relacionado com a falta de higiene, o que favorece a proliferação de bactérias.
O que é bom para tirar o pus? (Receita caseira)
Existem muitas receitas caseiras ditas boas para retirar o pus de determinados locais, pois devemos sempre lembrar que alguns casos é necessário a intervenção cirúrgica para retirada do pus.
A seguir mostraremos algumas receitas caseiras que são comumente usadas para tirar o pus.
- Seiva de babosa: limpe a região com água e sabão, seque e aplique uma compressa de seiva de babosa, pois ela é um cicatrizante natural excelente.
- Retire a seiva da babosa, aplique diretamente sobre a região e coloque uma gaze limpa. Repita o procedimento entre 2 e 3 vezes ao dia.
- Cataplasma de ervas: 2 colheres de folhas/raízes de jurubeba, ½ xícara de cebola ralada, 1 colher de farinha de mandioca e 1 xícara de mel.
- Ferva todos os ingredientes por 10 minutos. Deixe a mistura ficar morna e umedeça um pano limpo com 2 colheres da mistura. Aplique na região e deixe agir por 2 horas, lavando o local com água e sabão neutro passadas as 2 horas da aplicação.
- Chá de calêndula: faça o chá das folhas secas de calêndula, coe e beba ainda morno por até 3 vezes ao dia.
Além dessas existem várias outras maneiras e receitas que possuem alto poder depurativo do sangue, fazendo com que as impurezas do organismo sejam retiradas com o uso de substâncias consideradas naturais.
Veja também:
- Emagreça com Saúde: Dicas e Métodos Eficazes
- Benefícios da Creatina para Idosos: Confira 7 benefícios para Saúde do Idoso
- Massoterapia e Fisioterapia: um guia completo do bem-estar
- Como curar dor na panturrilha? Veja melhores métodos
- Aprenda como curar canelite de maneiras naturais
Como tratar?
Como dito anteriormente, existem receitas naturais para intervenção em casos de pus, porém existem outras formas de tratar esse tipo de reação.
Precisamos nos atentar ao fato de saber a hora certa de procurar por ajuda médica, ou seja, alguns casos de pus são tratados em casa e outros precisam do acompanhamento médico para sua retirada.
Em casos de abscessos como as espinhas, que são mais superficiais, você pode optar por umedecer uma toalha limpa com água morna e coloca-la sobre a região por 5 minutos a fim de diminuir quadros de edema e para garantir um processo cicatricial mais rápido.
Alguns casos que merecem atenção especial, são os pacientes pós cirúrgicos que notarem presença de pus na região da incisão cirúrgica. Nesses casos, a ajuda médica deve ser solicitada de imediato.
Para evitar esses agravos, você deve tomar alguns cuidados como: higienizar e secar bem o local, evitar o uso de roupas muito apertadas ou tecidos que esquentem demasiadamente entre outros.
Garganta inflamada com pus
Assim como em outros casos, o pus na garganta é causado devido a reações do organismo a infecções por vírus ou bactérias, podendo inflamar as amígdalas e a faringe.
Por estar em um local considerado de difícil acesso, não devemos retirar o pus com o dedo ou cotonete, pois ele continuará se formando até que a inflamação melhore.
Vale lembrar que se você fizer isto pode desenvolver a formação de feridas e piorar a dor e o inchaço no local.
Normalmente o tratamento desse tipo de infecção é realizada com o uso de medicamentos prescritos por médicos clínicos gerais ou otorrinos.
Algumas receitas caseiras que podem ser usadas para tratar o pus na garganta são: gargarejo com água morna e sal, gargarejo de limão com água e mel, chá morno de mel com gengibre, de eucalipto, de malva, de sálvia ou de alteia, suco de toranja (somente se não estiver fazendo uso de nenhum medicamento, pois a toranja pode inibir ou minimizar os efeitos do medicamento).
Unha encravada com pus
As unhas encravadas normalmente desencadeiam um processo infeccioso devido à lesão que proporciona no tecido, pois a unha consegue perfurar a pele e a ferida se torna uma entrada de bactérias.
Para evitar situações como essa evite cortar as unhas com pontas, ou seja, opte por cortes arredondados e procure por profissionais qualificados para tratar de suas unhas.
Pus na gengiva
Essa situação é um pouco menos comum no dia a dia, mas pode acontecer. Logo, devemos saber que as causas são várias como: cáries, patologias odontológicas e outras.
Nesses casos, o melhor tratamento é procurar pelo profissional dentista para que o mesmo possa te instruir sobre as melhores maneiras de se tratar esse agravo.
Gostou desse artigo sobre pus? Veja outros no portal clique fisio.