Para saber como tratar a micose de unha, é preciso conhecer melhor o histórico do paciente e as suas condições de saúde.
De modo geral, o tratamento para micose na unha pode envolver desde o uso de pomadas, medicamentos orais e opções mais avançadas, como o laser.
Conforme veremos nesse artigo!
Então fique até o final
O que você verá nesse texto?
Como são diagnosticadas as micoses de unha?
Primeiro o médico examina suas unhas e a pele próxima para entender o nível da infecção causada pelos fungos. Para tratar infecção, é preciso tratar todas as áreas infectadas da sua unha.
Seu médico pode solicitar a coleta de amostras desse local infectado, mas na maioria dos casos, isso não é necessário. Em um laboratório, as amostras podem ser examinadas através de um microscópio para descobrir o que, de fato, está causando o problema.
Essa análise no laboratório pode indicar uma causa mais exata!
Como tratar uma micose de unha?
O tratamento começa com o médico cortando a unha infectada, cortar a unha infectada do seu dedo da mão ou do seu pé, é o primeiro procedimento.
Depois o médico pode raspar as sobras da unha, pois isso ajuda a eliminar alguns fungos que sobraram nos dedos.
Para tratar completamente a infecção, a maioria das pessoas também precisa de um ou mais dos seguintes tratamentos abaixo!
Remédio aplicado direto na unha
Se o paciente tiver uma infecção leve, o uso de medicamento para micose aplicado nas unhas pode eliminar a infecção.
Este tratamento ajuda a evitar o surgimento de novos fungos enquanto as unhas crescem. É importante lembrar que as unhas crescem em 4 a 6 meses. Mas, as unhas nos pés demoram mais, entre 12 e 18 meses para crescer totalmente.
A parte mais difícil do tratamento com remédio na unha, normalmente, é lembrar de aplicar o remédio nos dias e horários recomendados pelo médico ou podóloga. Os efeitos colaterais desses medicamentos são geralmente leves, podendo incluir vermelhidão e inchaço, unha encravada, ardência ou queimação ao aplicar o medicamento.
Remédio via oral
Pode ser que seu médico possa identificar a necessidade de um tratamento mais agressivo para a micose de unha, é possível prescrever as famosas pílulas antifúngicas.
As pílulas antifúngicas têm uma taxa de cura mais alta do que os remédios aplicados topicamente nas unhas. Por isso, o resultado do remédio via oral é mais rápido quando comparado ao aplicado direto na micose.
Normalmente é necessário de 2 a 3 meses de tratamento com medicamento via oral para micose. Esses remédios precisam ser prescritos por um médico. Além disso, o paciente deve seguir sendo acompanhado pelo mesmo médico, pois os antifúngicos orais têm efeitos colaterais e cada organismo pode reagir de uma forma diferente.
Terapia combinada
O médico pode recomendar ainda como tratamento para micose de unha a combinação de remédios tópicos aplicados diretamente no local e de medicamentos antifúngicos via oral.
Desbridamento de unha
O desbridamento de unha é a limpeza do tecido que possui a infecção, podendo ser necessária a remoção total dessa unha.
Esse procedimento é conhecido como desbridamento de unha e pode ser realizado com a aplicação de um produto químico ou por meio de uma cirurgia. Com ambos os procedimentos, a unha pode voltar a crescer naturalmente.
Tratamento a laser
O mais moderno tratamento a laser é avançado para curar a micose de unha. Isso porque a luz do laser de baixa intensidade consegue penetrar através da unha , e alcançar o fungo que está causando a infecção, sem prejudicar a pele e os tecidos.
Geralmente usa-se algum corante, como o azul de metileno, para auxiliar na absorção do laser, que passa pela unha e chega até o fungo, provocando um aquecimento e matando-o. Como a luz do laser é de baixa frequência, não há riscos de queimaduras e praticamente não há contraindicações.
O tratamento a laser para micose de unhas costuma fazer efeito já nas primeiras semanas, com resultados muito mais rápidos que as terapias tradicionais.
O que pode acontecer se não tratar a micose de unha?
Se você não tratar a micose de unhas existe o risco de causar danos permanentes às suas unhas.
É possível ainda que essa infecção se espalhe além dos pés, principalmente nos casos de pacientes com um sistema imunológico prejudicado devido a medicamentos, diabetes ou outras condições.
Qual perfil de pessoa costuma ter mais unhas com micose?
Qualquer um pode ter unhas micose na unha. Mas, pessoas com as condições abaixo são mais propensas a sofrer com o problema, como:
- Diabetes;
- Problemas de circulação sanguínea;
- Lesão nas unhas;
- Cirurgia nas unhas;
- Baixa imunidade;
- Pé de atleta;
- Psoríase;
- Genética predisposta a micose de unhas (histórico familiar).
O que causa micose de unhas?
A micose de unha é causada por fungos que podem entrar na unha do pé ou da mão através de pequenas rachaduras na queratina ou na pele próxima. Isso sim, pode causar uma infecção.
Sabia que existe uma variedade de organismos podem entrar em suas unhas? Sim, os mesmos podem causar uma infecção, os microrganismos mais famosos na micose são:
- Dermatófitos (são os mais comuns)
- Levedura
- Epidermophyton floccosum
- Trichophyton tonsurans
- Trichophyton interdigitale
- Trichophyton mentagrophytes
- Trichophyton rubrum
Quais são os principais sintomas das unhas com micose?
- Descolorida (amarelo, branco ou marrom)
- Doloroso
- Espessa
- Frágil
- Rachada
Como prevenir a micose nas unhas?
Mesmo após tratar a micose de unha, existe a chance de a infecção voltar.
Por iss, siga estas etapas simples para ajudar a evitar isso:
- Mantenha seus pés limpos e secos
- Use sapatos de banho em piscinas públicas, banheiros e vestiários – E até mesmo em seu próprio banheiro
- Troque seus sapatos e meias todos os dias
- Apare as unhas curtas e retas
- Lave as mãos e os pés regularmente
- Use sapatos que deixem seus pés respirarem
- Certifique-se de que seu salão de beleza higienize as ferramentas de unhas
- Não use esmalte ou unhas postiças
- Consulte o seu médico se achar que o fungo voltou
Qual médico procurar para saber como tratar a micose de unha?
Para saber a melhor maneira de como tratar a micose de unha, é mais indicado se consultar com um médico dermatologista ou até mesmo o clínico geral. No caso de optar pela laserterapia, existem diversas clínicas que realizam esse procedimento ao redor do país.
Por isso, verifique a clínica mais próxima de você que tenha uma boa reputação, avalie o local e inicie o tratamento o mais rápido possível com laser ou medicamento.