Como fazer polissonografia em casa?  

0

Você acorda cansado, com dor de cabeça ou boca seca? Um distúrbio do sono pode ser o culpado e a maneira de confirmar isso é realizando o teste do sono chamado polissonografia

A apneia obstrutiva do sono, por exemplo, é um distúrbio do sono que atinge várias pessoas. Isso acontece quando sua respiração é interrompida durante o sono, geralmente por mais de dez segundos.

Quando você dorme, seus músculos relaxam, incluindo os músculos da garganta e do peito que o ajudam a respirar. Se você tem apnéia do sono, o relaxamento dos músculos da garganta combina com uma via aérea estreitada para interromper a respiração.

O teste de apneia do sono - também conhecido como polissonografia ou teste do sono - pode ser realizado em uma clínica especializada, ou em casa. A segunda opção é uma maneira fácil e econômica de descobrir se você está com problemas para respirar. 

Quer saber mais sobre como fazer polissonografia em casa? Continue a leitura e descubra o que precisa saber sobre o assunto! 

Como funciona a polissonografia em casa? 

Uma polissonografia em casa é realizada com um monitor de respiração muito simplificado que rastreia sua respiração, níveis de oxigênio e esforço respiratório enquanto usado. 

Ele não captura totalmente o que é monitorado com um estudo de sono noturno realizado em uma clínica. 

Isso porque, quando realizado em clínica, o teste do sono é realizado com o acompanhamento de um tecnólogo do sono e capturam muito mais sinais, incluindo ondas cerebrais para dormir, tônus muscular e movimentos das pernas. 

Para pessoas com certos problemas cardíacos, respiratórios ou neuromusculares, um estudo noturno do sono em um centro especializado pode ser melhor.

Um teste de apneia do sono em casa pode ser apropriado se você tiver sinais de apneia obstrutiva do sono, como:

  • Um parceiro de sono relatando que você ronca ou engasga enquanto dorme;
  • Sono interrompido;
  • Sonolência diurna.

Converse com seu médico sobre suas opções, especialmente se você estiver com sobrepeso ou obesidade.

Aqui estão alguns fatos sobre a polissonografia:

1. Seu médico precisa prescrever o teste

Este não é um teste de balcão. Seu médico de cuidados primários ou um médico em uma clínica do sono pode solicitá-lo para você realizá-lo em casa.

2. Ele usa sensores para detectar padrões de respiração


Os sensores incluem uma pequena sonda sobre o dedo que mede os níveis de oxigênio. Você inserirá outra máscara com tubos nas narinas e a prenderá ao redor das orelhas, semelhante a uma máscara de oxigênio.

Outros sensores são colocados em seu abdômen e tórax para medir sua ascensão e queda à medida que você respira.

3. É conveniente


Com um estudo em casa, você estará no conforto de seu próprio ambiente, o que pode significar uma leitura mais precisa de como você realmente dorme.

Você não precisará se preocupar com a locomoção para uma clínica, muito menos com o retorno para casa.

4. Não exclui completamente a apnéia


Após o teste, seus resultados serão revisados ​​por um tecnólogo do sono e enviados ao seu médico. Se os sintomas persistirem, seu médico pode recomendar um estudo em laboratório. 

Testes caseiros às vezes podem ser imprecisos: por exemplo, seus sensores podem cair durante a noite. Em um laboratório, um médico está no local para monitorá-lo.

5. Você pode ter outros problemas de sono


Nem todos os distúrbios do sono são caracterizados por problemas respiratórios. Se os sintomas persistirem, você pode não ter apneia. 

Outros problemas comuns de sono que não afetam as vias aéreas incluem distúrbios do movimento que causam agitação noturna ou narcolepsia, um distúrbio neurológico que afeta os ciclos de sono-vigília do corpo e causa sonolência excessiva. Seu médico pode trabalhar com você para identificar a causa.

Conclusão

A primeira coisa que você deve fazer se acredita que sofre com algum tipo de distúrbio de sono é procurar um especialista. 

Feito isso, se ele recomendar a realização da polissonografia, pergunte se é possível realizar o teste em casa, caso prefira essa opção. 

Descobrir se você tem algum tipo de distúrbio do sono é fundamental para que tenha uma vida mais saudável. Afinal, noites mal dormidas afetam tanto a sua saúde física quanto mental. 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como fazer polissonografia em casa e algumas questões importantes que você precisa saber sobre esse tipo de teste. 

Leave A Reply

Your email address will not be published.