Qual a diferença entre Nefrologista e Urologista?
Não sabe qual a diferença entre nefrologista e urologista e está na dúvida sobre qual marcar? É importante saber qual especialista procurar de acordo com a sua necessidade.
Tendo acesso aos melhores cuidados de saúde para que possa lidar com eventuais problemas em seus rins. Afinal, o nefrologista e urologista cuidam da saúde renal, por isso é comum não saber a qual profissional recorrer. Nós vamos esclarecer suas dúvidas!
Qual a principal diferença entre nefrologista e urologista?
O nefrologista é o médico especialista clínico. Ele atende todas as condições que envolvem doenças renais e que não possuem indicação cirúrgica.
Dessa forma, o nefrologista faz o tratamento medicamentoso, orienta condutas diárias para manutenção da saúde renal e pode diagnosticar caso seu paciente necessite de conduta cirúrgica.
Ao identificar a necessidade de cirurgia, o profissional direciona o paciente para o urologista, que é o médico cirurgião capaz de cuidar da saúde renal a nível cirúrgico.
Portanto, ambos os profissionais são importantes para a saúde renal de seus pacientes e podem trabalhar como equipe para reestabelecer a saúde ao diagnosticar algum problema.
Quando procurar um urologista?
Apesar de ser um especialista que lida mais com questões envolvendo cirurgias, o urologista é um médico que deve ser consultado anualmente pelos homens.
O profissional orienta condutas de prevenção para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Assim como, deve ser visitado ao menos uma vez ao ano por homens acima de 40 anos para a prevenção de doenças urológicas e de câncer.
A partir dos 40 anos todo homem deve manter consulta regular com seu urologista de confiança para prevenção do câncer de próstata.
Já as mulheres comumente procuram o urologista visando tratamento de todos os órgãos do trato urinário, como rins, bexiga, ureteres e uretra.
Comumente o ginecologista que acompanha a mulher indica se é o momento de procurar um urologista, em casos de infecções urinárias repetitivas, por exemplo.
Quando procurar um nefrologista?
O nefrologista costuma ser visitado pelo paciente que já tem histórico de problemas renais identificado por outro profissional de saúde.
No entanto, caso prefira o paciente pode procurar diretamente o nefrologista quando perceber:
- Alteração no volume da urina;
- Edemas e inchaços;
- Urina com espuma;
- Caso tenha tido cálculo renal;
- Caso tenha alteração nas taxas de creatinina ou minerais no sangue.
Dessa forma, terá um profissional capacitado lidando com sua saúde renal, para que consiga ter qualidade de vida e evitar demandas que se tornem cirúrgicas.
Afinal, todo tratamento que é iniciado de forma precoce tem mais chances de alcançar sucesso e reestabelecer a saúde do paciente.
Agora que já sabe exatamente qual especialista procurar de acordo com a sua demanda de saúde, não esqueça de agendar a consulta e seguir o tratamento recomendado.
Tendo em vista que, os rins são de extrema importância para manutenção da saúde e qualidade de vida.
Não cuidar adequadamente do consumo de água e deixar de procurar ajuda médica quando necessário coloca a sua saúde em risco. Visite seu médico e atue preventivamente.