Mitos e verdades da terceira idade

Ao longo dos anos, a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado cada vez mais e, por conta disso, a incidência de população idosa está bem alta.

No entanto, a verdade é que envelhecer ainda é um tabu para muitas pessoas. E isso acontece em especial porque muitos tornam essa fase muito assustadora.

Ainda há muitos mitos e verdades da terceira idade, mas é vital obter clareza a respeito de todos eles. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira!

Leia também: Saúde Da Mulher: Aprenda Tudo Sobre Essa Área Da Fisioterapia



Brasil é a 5ª maior população idosa

Muita gente não sabe, mas o nosso país é um dos locais que mais concentra pessoas idosas em todo o mundo.

Essa acaba sendo uma das razões pelas quais existem tantos mitos e verdades da terceira idade.

Hoje em dia, estima-se que o Brasil tenha por volta de 28 milhões de indivíduos idosos acima dos 60 anos de idade.

E, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ano de 2030, as pessoas nessa faixa etária serão a maior parte da população, se comparado a grupos de crianças até 14 anos.

Sabendo disso, é interessante saber alguns mitos e verdades da terceira idade, até mesmo para viver essa fase da melhor forma possível.

Quais são os principais mitos e verdades da terceira idade?

Quem nunca ouviu que idosos têm mais chances de ter câncer de pele não melanoma? Ou, que pessoas mais velhas têm mais chances de sofrer quedas?

Isso sem falar no fato de o desempenho sexual ser mais baixo. Mas será mesmo que tudo isso é verdade? O que diz a medicina sobre esses dizeres?

Abaixo, você irá conferir os principais mitos e verdades da terceira idade. Confira!

Todos os idosos têm problemas de memória

Mito. É muito comum associar a falta de memória a pessoas idosas, mas isso não tem que ser obrigatoriamente uma regra, tampouco um problema exclusivo da terceira idade.

E a verdade é que nem todos os idosos possuem dificuldade de memorização, uma vez que muitos deles possuem uma memória muito boa.

Isso acontece devido ao fato de manter hábitos saudáveis no dia a dia, que estimulam a mente e a memória.

Jogos de xadrez, memória, quebra-cabeça, leitura e até o bom uso da tecnologia são algumas das atividades capazes de ajudar nesse estímulo.

Os idosos são incapazes de aprender

Mito. Todas as pessoas têm a capacidade de aprender, incluindo os mais velhos. Para isso, é importante manter a mente ativa.

É verdade que alguns idosos podem sim ter uma certa dificuldade em aprender algo novo, mas isso não quer dizer que eles são incapazes.

Na verdade, ao falar sobre mitos e verdades da terceira idade, esse é um dos tópicos que mais geram dúvidas.

Quanto a isso, a principal coisa que você precisa levar em consideração é a individualidade e avanço de cada um.

Não são todos os idosos que irão aprender da mesma forma. É preciso ter paciência e manter os estímulos, uma vez que cada um tem as suas próprias limitações.

Idosos não gostam de tomar remédios

Verdade. Isso pode acontecer por uma série de razões, mas no geral é devido ao fato de terem dificuldades em ingerir as medicações.

Além disso, eles ainda podem esquecer de tomar os remédios nos horários corretos, algo que pode gerar alguns efeitos colaterais, capazes de prejudicar o organismo.

Quanto a esse respeito, é fundamental ficar atento a esse fator, garantindo que eles tomem o remédio sempre nos horários corretos.

O paladar das pessoas muda na terceira idade

Verdade. À medida que o tempo passa, é comum que o nosso corpo passe por algumas alterações. E, na velhice, o paladar tende a sofrer alterações.

Dentre as diversas alterações fisiológicas, uma delas é o fato de que, na terceira idade, o apetite do idoso tende a diminuir.

Além disso, também pode acontecer de o idoso querer consumir alguns alimentos que antes não estavam tão habituados.

Idosos não podem sair de casa

Mito. É claro que podem existir situações em que o idoso tenha de evitar sair de casa, como quando faz uma cirurgia no tornozelo quebrado ou até mesmo durante o período de isolamento social.

No entanto, o fato de sair de casa, seja para ir ao mercado ou visitar alguém, traz uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

É verdade que há idosos que possuem algum problema de locomoção, mas ainda assim é preciso se movimentar, sempre respeitando os seus limites.

Fazer atividades físicas como alongamento, Pilates, caminhada e outros é fundamental para regular a saúde física e mental.

Manter-se em movimento é importante até mesmo para trazer ainda mais alegria para a rotina.

É necessário ter um cuidado extra com as medicações

Verdade. Como já mencionado dentre os mitos e verdades da terceira idade, os idosos não gostam de tomar as medicações.

Em vista disso, é de grande importância manter um certo cuidado quanto a esse respeito, garantindo que ele não esqueça de tomar os remédios nos horários prescritos pelo médico.

Afinal de contas, quando não se respeita as orientações, pode acabar gerando efeitos colaterais indesejáveis, além de prejudicar a atuação dos fármacos, fazendo com que eles sejam ineficazes.

Diante disso, a dica é elaborar uma tabela com todas as medicações, contendo os seus respectivos horários.

Outra dica é usar a tecnologia a seu favor, usando aplicativos para que ele não esqueça de tomar as doses nas horas certas.

As necessidades alimentares mudam na terceira idade

Verdade. Também já mencionamos que o paladar da pessoa idosa passa por alterações, mas o que estamos querendo dizer aqui é outra coisa.

Além dessa alteração no paladar, a fome desses indivíduos costuma reduzir bastante. Por consequência, há uma necessidade de o idoso começar a ingerir alimentos com nutrientes biodisponíveis.

Ou seja, nutrientes que o organismo possa absorver com mais facilidade. Falando de forma geral, os idosos precisam ingerir bastante vitamina C, K2, complexo B, cálcio e magnésio.

No entanto, isso pode depender de acordo com as suas necessidades. É por essa razão que é mais adequado procurar por um profissional que possa indicar uma dieta saudável.

Caso o idoso não tenha disponibilidade ou possua algum problema de locomoção, o melhor a se fazer é procurar por um nutricionista digital, onde é possível ter a consulta no conforto de sua casa.

O ímpeto sexual pode diminuir com o envelhecimento

Verdade. Esse é um dos principais mitos e verdades da terceira idade, sendo que ele pode acontecer tanto com homens quanto com as mulheres.

O principal motivo para esse problema tem relação com os hormônios. Durante a menopausa, por exemplo, os níveis de estrogênio acarretam em diversas alterações físicas e de humor.

Por consequência, podem sim alterar o interesse por sexo.

No caso dos homens, acontece a diminuição dos níveis de testosterona, algo que também pode causar alteração na vida sexual.

No entanto, isso não quer dizer que o desejo desaparece ou que as pessoas mais velhas não possam ter uma vida sexual ativa.

A massa muscular tende a diminuir com o envelhecimento

Verdade. Isso pode acontecer por uma série de razões. Mas, no geral, a quantidade de gordura aumenta e a de massa magra diminui, bem como a produção de colágeno.

É por essa razão que o idoso deve procurar um ortopedista, a fim de realizar os devidos exames e tomar ações para reverter esse problema e evitar doenças ósseas.

Tanto a prática regular de alguns exercícios físicos como uma alimentação balanceada são necessárias para manter o corpo saudável.

Doenças como diabetes e hipertensão são obrigatórias no envelhecimento

Mito. É preciso ter em mente que nenhuma doença deveria ser considerada normal. No máximo, podem ser comuns.

Em relação às enfermidades como hipertensão e diabetes tipo 2, ainda que sejam comuns à idade, é totalmente possível evitar mantendo uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Quando ficamos mais velhos precisamos nos exercitar menos

Verdade. As alterações no organismo em decorrência do envelhecimento costumam aparecer aos 30 anos de idade.

Por consequência, ocorre a diminuição da capacidade pulmonar e cardíaca máxima. Isso faz com que haja uma queda de desempenho durante a prática de exercícios.

Isso quer dizer que os idosos devem manter uma prática de atividade física menos intensa do que os mais jovens, até mesmo para evitar complicações.

As dores são inevitáveis, principalmente as causadas pela artrite

Mito. É completamente possível evitar dores, ainda mais quando se tem um acompanhamento médico e práticas diárias saudáveis.

É verdade que as dores em decorrência da degeneração natural da cartilagem podem ser comuns, mas não quer dizer que são normais.

Para evitar esses problemas, o paciente precisa ir ao médico para poder fazer o devido tratamento, que pode ser tanto fisioterapia, controle de peso, modificar alguns hábitos etc.

Acima de 60 anos devo procurar um geriatra

Mito. Muita gente acha que o geriatra é um médico para idosos, mas não é bem assim que acontece.

O geriatra é um médico generalista com especialização nas doenças mais comuns da terceira idade. Mas, como o processo de envelhecimento começa quando somos jovens, deve-se ir ao geriatra de forma preventiva.

Isso quer dizer que o correto seria manter um acompanhamento com esse profissional desde cedo, de modo a evitar possíveis problemas na fase da velhice.

Pessoas com mais de 60 anos sentem menos sede

Mito. O que ocorre é que, na maior parte das vezes, o idoso perde bastante água devido a um quadro de incontinência urinária, devido ao uso de remédios diuréticos.

Por consequência, eles têm a tendência de diminuir a ingestão de água, seja de forma consciente ou não.

Esse quadro pode levar a tontura, desidratação, problemas intestinais e ainda prejudicar a pele.

Os idosos sentem menos sono

Mito. De acordo com algumas teorias, o que acontece mesmo é uma mudança na arquitetura do sono, mas não quer dizer que eles dormem menos.

Muitas das vezes, é comum que o idoso tenha a sensação de que dormiu menos ou que não teve uma boa noite de sono, mas nem sempre isso é verdade.

O que acontece é que, quando a atividade do corpo é menor durante o dia, é comum que as horas de sono também diminuam.

Leia também: Conheça Melhores Hábitos Saudáveis Para Começar A Integrar Em Sua Vida Diária

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.