Fibromialgia: Conheça o melhor tratamento fisioterapêutico
O que você verá nesse texto?
Qual a causa da fibromialgia
- Dores generalizadas pelo corpo e recidivantes,
- Fadiga,
- Cansaço físico,
- Alterações no sono,
- Sensibilidade ao urinar,
- Cefaleia
- Distúrbio psicológico.
Fibromialgia e a Fisioterapia
O exercício físico ajuda combater o estresse emocional, liberando mais serotonina na corrente sanguínea. Como falamos, os baixos níveis de serotonina estão relacionados a fibromialgia, por isso é importante a pratica de exercícios aeróbicos no tratamento fisioterapêutico.
Outros bons hábitos influem no aumento do serotonina (hormônio da felicidade), como:
- Receber uma massagem: Nesse momento entra o tratamento da fisioterapia manual, a técnica que melhor se encaixa é a liberação miofascial, pois é voltada para desativação dos tender points do paciente fibromialgico.
- O Dry Needling – Agulhamento a seco, também é uma técnica fisioterapêutica especifica no tratamento dos pontos doloroso, através do agulhamento a seco, conseguimos eliminar a dor imediatamente, com a destruição dos pontos dolorosos. Assim o tecido musculoesquelético se regenera em até 10 dias após o agulhamento. Saiba mais sobre dry needling
- Acupuntura é auxilada ao tratamento da fibromialgia pois é outra técnica de agulhamento a seco e reduz imediatamente a dor do paciente.
Qual o melhor tratamento da fisioterapia para fibromialgia?
O melhor tratamento da fisioterapia envolve:
- Atividades aeróbicas: Como a caminhada, a esteira, a bicicleta e a hidroterapia
- Liberação Miofascial + Agulhamento a seco: A liberação funciona como uma técnica de relaxamento muscular. E isso ajuda na fadiga, reduzir a dor e a melhorar a qualidade do sono. O agulhamento a seco é o responsável por acabar com mecanismo da dor. A combinação dos 2 métodos seria um dos tratamentos mais eficientes da fisioterapia.
Veja nosso vídeo explicando a realidade da fisioterapia ainda em 2020. Veja agora.
A eletroterapia na fibromialgia é bom?
A eletroterapia, principalmente o TENS é utilizado para reduzir a dor. Porém os efeitos não são duradouros. Algumas posições nesse tipo de tratamento, como por exemplo: decúbito lateral são desconfortáveis para paciente.
Outros aparelhos como ondas curtas e laser não se encaixam bem no tratamento fisioterapêutico. A diatermia está em desuso na fisioterapia como um todo, mas pensando na fibromialgia. Os tratamentos de calor são uma das alternativas para a redução da dor, mas não é o melhor tratamento, porque diatermia junto com a eletroterapia, não destroem os tender points e não devem ser a base do tratamento fisioterapêutico.
Por que não usar eletroterapia ?
Um tender point da fibromialgia é o mesmo da dor miofacial, isso significa que os pontos dolorosos são ocasionados por bandas de tensão. Estas bandas não conseguem ser tratadas pelo corpo humano. A síndrome miofascial consiste na degeneração da fibra muscular, aglomeração nuclear e destruição das fibrilas. Ou seja, os famosos nódulos nos tendões, músculos e coxim gorduroso.