Coronavírus: O que é e como funciona o tratamento

Sabia que o coronavírus foi descoberto em 1937, aconteceu alguns casos isolados nesse ano. Mas foi somente em 1965 que começaram os estudos microscópios do vírus corona. O nome corona vem do aspecto ou a forma deste vírus, que lembra uma coroa.

No mundo já existiram pessoas que se infectaram com coronavírus mais comum, esse é caso de algumas crianças. Elas foram atingidas pelo tipos mais comuns, que são: 229E e NL93. Ou seja, já existia o coronavírus no mundo.

O que é o coronavírus?

O que é coronavirus? Entenda tudo sobre o assunto
O coronavírus é pertence ao conjunto de vírus que acometem o sistema respiratório. Esse novo tipo que surgiu em 2019, infectou milhares de pessoas. Ele é conhecido como COVID19. A transmissão dele é rápida e  passa de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias (espirro, tosse e fala) ou contato físico.
Esse é um vírus altamente contagioso e as pessoas pegam através de:
  • Tosse
  • Saliva
  • Espirro
  • Catarro
  • Secreção
  • Objetos contaminados ou superfície
  • Aperto de mão
  • Contato próximo

Quais os sintomas do coronavírus?

Cornavírus sintomas:

• FEBRE
  • TOSSE
  • DIFICULDADE PARA RESPIRAR
Os sintomas do cornavírus parecem com o da gripe comum. porém a doença evolui para pneumonias severas e infecções no pulmão. Então não se trata de uma gripe comum, pois em muitos casos o paciente precisa ir a UTI.
o que é o coronavirus
Como é o coronavírus? Imagem real do vírus
O tratamento do coronavírus para pacientes com pneumonia é feita por uma equipe multidisciplinar: enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Sendo que o médico é responsável pela intubação e o fisioterapeuta o responsável por ventilar esse paciente.

Qual o tempo de intubação para paciente com coronavírus?

A intubação é de cerca de 5 dias em média, porém em alguns casos chegam a 12 dias.

Sabia que existem pessoas que não manifestaram os sinais clássicos do coronavírus, mas as infecção no pulmão apareceu na ultrassonografia. Por isso, a ultrassonografia é um método mais confiável para ver as pneumonias causadas pelo coronavírus.

O que é coronavirus? Entenda tudo sobre o assunto
Papel do fisioterapeuta contra o coronavírus

O tratamento para coronavírus casos mais leves é:

1. analgésico,
  2. antitérmicos e
  3. isolamento social.

O diagnostico é feito em até 2 dias após o paciente apresentar os sintomas. Os responsáveis pela coleta recolhem amostras das vias aéreas ou escarro. As amostram vão até aos laboratórios com pedido de urgência. Assim é estudado a estrutura do vírus.

Todas as suspeitas e casos de coronavírus são notificados ao Ministério da Saúde, esses dados são importantes para controle da doença e saúde pública.

Como evitar o coronavírus no Brasil?

No Brasil os governos e prefeitura implantaram a quarentena e reforçam todos os dias as boas maneiras para combater esse vírus. Essas são:
  • Evitar contato com pessoas com sintomas
  • Evitar sair de casa doente
  • Cobrir boca e nariz ao tossir
  • Limpar objetos e superfícies com frequência
  • Não tocar nas pessoas ou cumprimentar
  • Manter distanciamento de 2 Metros de pessoa para pessoa
  • Lavar as mãos com sabonete por até 20 segundos
  • Passar álcool 70%

Quanto tempo vai durar a crise do coronavírus no Brasil?

O tempo que vai durar a crise do coronavírus no Brasil pode ser de meses ou anos. Mas os casos mais graves dessa doença deverão acontecer no mês de junho, quando o sistema de saúde brasileira irá colapsar. Como os casos tendem aumentar, os meses de: abril, maio e junho de 2020 serão os piores no Brasil.
Em agosto e setembro de 2020 algumas pessoas já estarão curadas do coronavírus e estarão imunes. Por isso, dizemos que estamos longe do fim, pois não temos cura  e não temos a vacina. Para que uma vacina seja desenvolvida, isso demoraria cerca de 12 a 18 meses.
Após a criação dessa vacina para corona, cerca de 60% da população mundial estaria imune. E o vírus não causaria mais esse surto.

Economia e Corona

Outro ponto a considerar nessa crise é que a economia, ela será afetada gravemente. Pois os estabelecimentos estarão fechados para evitar o contagio da doença. Isso significa que muitos vão quebrar por não ter estratégias ou saídas para entregar seus serviços e produtos. O que contribui para que dólar SUBA ainda mais.
Crise econômica por causa do coronavíru
Crise econômica por causa do coronavírus
A economia em baixa contribui para que os investidores depositem sua confiança no mercado financeiros exterior. Sabemos que um dos países mais empenhados em desenvolver a cura é os EUA. Nos Estados Unidos, por isso começaram a experimentar uma vacina em animais. A pesquisa ainda não oferece garantias da cura para o corona. Porém o que a maiorias dos cientista falou, é que a vacina para o coronavírus só aparecerá após 12 meses.

O que vai acontecer no Brasil?