Cisto sinovial: o famoso caroço no punho
Você sabe o que é cisto sinovial? Separamos informações importantes sobre o famoso caroço no punho e mãos. Um problema que parece ser grave, mas é muito simples de se diagnosticar e tratar com fisioterapia.
Para saber mais informações sobre o cisto sinovial, leia até o final e conheça exercícios que ajudam a resolver o problema.
O que você verá nesse texto?
O que é cisto sinovial?
O cisto sinovial é uma bolsa ou nódulo de tecido mole repleta de líquido sinovial (mucina), também é conhecida como caroço no punho. É considerado o tumor benigno de partes moles mais comuns nas mãos, sendo o local de acometimento a região dorsal do punho.
Geralmente, o cisto sinovial fica preso em alguma estrutura da região, como as cápsulas articulares, os tendões, os ligamentos ou as bainhas dos tendões e se parece muito com um caroço.
Na maioria das vezes, o cisto vai crescendo lentamente com o decorrer do tempo, pois o líquido sinovial da articulação vai se acumulando aos poucos, porém eles podem surgir de repente, especialmente após pancadas ou contusões muito fortes.
Existem casos, onde o cisto é tão pequeno que não pode ser notado através da pele, sendo necessário um exame de ultrassonografia para detectá-lo. Nesses casos, a pessoa só descobre que possui essa patologia devido ao fato da dor, que acontece devido ao contato do cisto sinovial com outras estruturas como músculos, nervos e tendões. Ou por notar o caroço na mão.
Sinais e sintomas dos cistos sinoviais
O sinal mais comum do cisto sinovial é o aparecimento do “caroço” no punho ou em outra articulação como pés e joelhos.
Além desse sinal, podemos ter outros sintomas que incluem:
- Dor, devido á compressão de nervos, músculos ou tendões próximos ao cisto sinovial
- Fraqueza muscular na região do cisto
- Formigamento
- Aumento da sensibilidade e outros
O que causa um cisto sinovial?
Não existem dados científicos sobre uma causa específica para o aparecimento dos cistos sinoviais.
Porém, acredita-se que eles podem aparecer após pancadas e contusões muito fortes na região, lesões por esforço repetitivo, defeito na articulação, produção excessiva do líquido sinovial e outros fatores.
Como fazer o cisto sinovial sumir?
A maioria dos cistos sinoviais podem sumir espontaneamente e sozinhos, ou seja, sem nenhuma intervenção. Porém se você optar por fazer algum tipo de tratamento, caso o cisto esteja te limitando ou causando dor, ele irá sumir mais rapidamente.
Qual médico cuida do cisto sinovial?
Normalmente os cistos sinoviais são detectados por médicos clínicos gerais, pois não é necessária uma especialização para diagnosticar os cistos. Porém, se você optar por realizar a cirurgia ou o tratamento invasivo, a especialidade que poderá tratar esse tipo de patologia é a ortopedia.
Não recomendamos o procedimento mais agressivo! Diante disso, se você apresenta alguns dos sinais e sintomas descritos acima, procure por um clínico geral ou ortopedista para que você possa ser orientado e redirecionado para o melhor tipo de tratamento, que geralmente é a fisioterapia.
Estou com um caroço na mão o que pode ser?
Se você percebeu um caroço na região do punho, na parte anterior ou posterior, saiba que isso pode ser um cisto sinovial.
Como dito anteriormente, o cisto sinovial é um nódulo benigno repleto por líquido sinovial mucoso. O cisto sinovial não dói, mas pode comprimir nervos e tendões e causar dor no local de acometimento.
Caso tenha percebido esses sinais, procure por um médico para que você possa ser direcionado a fisioterapia o mais rápido possível.
Cisto sinovial é perigoso?
Os cistos sinoviais não oferecem nenhum tipo de perigo ao indivíduo que o desenvolve, ou seja, eles não são perigosos.
Normalmente irão desencadear uma leve dor local devido à compressão de nervos, músculos e tendões, mas com um bom tratamento todos esses sinais e sintomas podem ser facilmente resolvidos.
O que pode ser caroço no pulso?
Como dito anteriormente, o caroço no pulso pode ser um cisto sinovial, que nada mais é que um nódulo ou bolsa repleta de líquido sinovial mucoso. Esses caroços não apresentam mal algum ao paciente e podem ser resolvidos quando o paciente procura por atendimento médico e fisioterapêutico especializado.
Como é o tratamento para o cisto sinovial?
Quando o paciente não apresenta nenhum tipo de sintoma, pode não é necessário o uso de medicamentos ou cirurgia, pois na maioria das vezes os cistos desaparecem sozinhos.
Uma forma simples de tratar o cisto sinovial é a imobilização da articulação com talas, fazendo a compressão do cisto e impedindo a movimentação da articulação. Assim, podemos dizer que é possível fazer o mecanismo contrário, ou seja, empurrar o líquido sinovial do cisto de volta para a articulação.
Outro tratamento que também pode ser realizado é a aspiração do cisto com uma agulha. Essa técnica é feita com anestésicos locais. Após a aspiração, deve-se injetar uma solução com corticoides para unir as paredes do cisto e impedir que ele seja preenchido novamente.
Esse vídeo também explica uma das abordagens comuns na fisioterapia para cisto sinovial:
Você também pode optar pelo tratamento cirúrgico, podendo ele ser realizado da forma clássica ou através de artroscopia. Apesar de remover totalmente o cisto, esse procedimento não apresenta garantia de que o cisto não vá voltar, pois, ele pode sim voltar a aparecer.
Se você não quer recorrer à medicina, ou não pode ir a um especialista para realizar o tratamento, pode optar por realiza-lo de forma caseira, a fim de aliviar os sintomas do cisto sinovial.
Tratamento caseiro para cisto sinovial pulso fisioterapia
Esse tratamento caseiro pode ser feito com a aplicação de gelo no local afetado, por cerca de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia. Outra dica para tratamento para cisto sinovial no pulso é dessa moça:
Por fim, mas não menos importante, o tratamento fisioterapêutico do cisto sinovial. Nas sessões de fisioterapia, o profissional poderá utilizar de técnicas, como:
- Ultrassom
- alongamentos
- Compressão
- Mobilizações ativas e passivas
- Exercícios ativos e resistidos
Tudo isso com objetivo de diminuir a inflamação e facilitar a drenagem natural do cisto. As sessões de fisioterapia devem ser individualizada e são muito importantes para a recuperação do paciente.
Como mencionado anteriormente, os cistos podem voltar a aparecer após algum tempo de tratamento e você deverá dar continuidade ao tratamento, mesmo que tenha feito a remoção cirúrgica. Esse é um detalhe importante, mesmo com a cirurgia e drenagem o cisto pode voltar!
Conclusão
Os cistos sinoviais são inofensivos, porém podem atrapalhar a funcionalidade do punho na execução das atividades de vida diária devido sua localização e possível incomodo local.
Diante disso, podemos dizer que devido às grandes chances de reincidência do cisto, o melhor tratamento é aquele não invasivo de forma continuada.
Você poderá manter uma rotina de exercícios específicos para o problema em sua casa, após aprender a correta execução dos movimentos com um profissional qualificado.
Lembre-se que a fisioterapia é muito importante nesse procedimento, fale com um profissional qualificado.