Fisioterapia para bruxismo: saiba como funciona o tratamento

0

Pessoas que sofrem com o ranger involuntário dos dentes podem procurar especialistas em fisioterapia para bruxismo, para assim encontrarem uma infinidade de tratamentos e procedimentos que ajudam quem se encontra nessa condição.

Provocado de forma involuntária pelos músculos na região do maxilar, essa desordem funcional provoca o desgaste dos dentes de forma rápida, provocando dores de cabeça e problemas que atingem a saúde bucal.

O diagnóstico pode ser apresentado após o acompanhamento de um profissional da área de odontologia, identificando o excesso de ranger ou apertamento dos dentes de forma involuntária. 

Ainda assim, é preciso a ajuda de outros profissionais para auxiliar em um tratamento adequado, pois essa é reconhecida como uma doença crônica, em que não há cura, mas pode ser controlada de maneira eficaz.

Tratamento para bruxismo para cada paciente é personalizado

O bruxismo ainda é tema de debates, estudos e pesquisas por parte de instituições renomadas. 

Entre os consensos, o estresse é apontado como uma das causas dessa doença e, por isso, a fisioterapia pode ser uma solução adequada para reduzir traumas que afetam as pessoas.

Por exemplo, um paciente que passa por um tratamento de implante dentário, pode, por algum período, ter o nível de estresse mais elevado. Isso pode até causar alguma apreensão, mas a preocupação real pode estar relacionada a outros sintomas, como:

  • Ansiedade;
  • Raiva;
  • Tensão;
  • Trauma.

O cérebro é um órgão do corpo humano que está em funcionamento a todo instante, desde o nascimento. Como reflexo pode ocorrer o bruxismo, em que a mandíbula se movimenta e os dentes acabam sendo prejudicados.

O tratamento, nesse caso, pode ser rápido e passageiro, enquanto o paciente passa pela substituição das peças dentárias. 

A fisioterapia pode ser um complemento a uma placa moldada em resina ou silicone, com tamanho personalizado da região oral.

Impactos noturnos provocam trincas e manchas

Os dentes passam por um desgaste prematuro quando o bruxismo faz parte da realidade de uma pessoa. Trincas e manchas surgem sem qualquer explicação, até que o bruxismo seja diagnosticado por um dentista. 

Por ser um problema que está relacionado à área da psicologia, o paciente precisa receber técnicas de relaxamento, em conjunto com a fisioterapia. Assim, é possível diminuir a ansiedade e fortalecer a musculatura do maxilar.

O controle da respiração faz parte do tratamento, e para evitar problemas com a autoestima e o bem-estar, quem sofre com o bruxismo pode fazer um clareamento dental para reduzir as manchas que tendem a aparecer na superfície dos dentes. 

Formato da dentição pode ser corrigido

O apertamento constante involuntário imposto sobre os dentes, assim como o ranger constante, podem provocar alterações em toda a arcada dentária. 

A proporção de desgaste pode ser desigual quando a parte superior é comparada com a parte inferior. 

Essa situação pode levar o paciente a ter que usar um aparelho ortodôntico para correção do desalinhamento que surge ao longo do tempo.

O mercado oferece diversos modelos e, com a tecnologia implementada nas clínicas odontológicas, em conjunto com uma fisioterapia de ajuste, esses aparelhos podem ser fixos ou removíveis, dependendo das condições apresentadas pelos dentes. 

Ademais, atividades físicas, exercícios e a prática de esportes pode ajudar na redução da tensão e diminuir o nível de estresse, principal causador do bruxismo. 

Caminhadas e corridas leves podem ser incluídas na rotina de uma pessoa, desde que seja em um parque arborizado ou uma praça pública. 

É preciso verificar junto aos profissionais responsáveis pela área de fisioterapia qual atividade ou esporte é mais adequado para quem utiliza aparelho dentário, em concordância com o paciente.

Nesse processo, a fisioterapia pode ser aplicada junto com exercícios que atuam na articulação temporomandibular (ATM), em que a abertura e o fechamento da boca trabalham na diminuição de processos inflamatórios causados pelo bruxismo.

Molde de silicone protege no período noturno

Por ser involuntário, o bruxismo ocorre principalmente no período da noite, quando a pessoa está dormindo e não controla os movimentos do corpo, como acontece quando está em plena consciência. 

As pessoas que utilizam aparelho móvel para a leve correção dos dentes, em que o trauma pode ser minimizado por causa da fisioterapia ou outros tratamentos, à noite pode acontecer uma substituição.

O escaneamento oral permite identificar toda a área interna da boca e produzir, a partir dos dados coletados, um molde de silicone que impede o ranger dos dentes, evitando a agressão provocada pelo bruxismo. 

Por fim, é importante manter a visita recorrente ao consultório do dentista, pois a identificação de qualquer problema em estágio inicial permite um tratamento pontual. 

Gostou do que leu sobre tratamento para bruxismo? veja outros post no Clique Fisio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leave A Reply

Your email address will not be published.