Clareamento dental a laser: quais são suas vantagens
O clareamento dental é um procedimento comum para muitas pessoas, que enxergam nesse tratamento uma oportunidade de conseguir um sorriso mais estético e assim elevar sua autoestima. Dessa forma, com o passar dos anos, essa técnica veio se modernizando até a criação do clareamento dental a laser.
Essa nova técnica moderniza, agiliza e potencializa o procedimento, para que o paciente possa contar com um resultado melhor e mais rápido, o que torna dele um processo cada vez mais popular entre os pacientes, que também podem optar por outros tipos de clareamento, inclusive caseiros.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do clareamento dental a laser, bem como confira as indicações e contraindicações desse procedimento, cuidados necessários para o sucesso do resultado, mesmo para pacientes que usam outros tratamentos, como o aparelho de dente transparente.
O que é o clareamento dental a laser?
Para quem não sabe, o clareamento em si nada mais é do que uma forma de deixar os dentes mais brancos, o que torna o sorriso do paciente mais estético e o ajuda em questões como a autoestima.
Dessa forma, existem várias maneiras de realizar um clareamento, entre elas a prática com laser que é uma das formas mais modernas de realizar o procedimento.
Sendo assim, o clareamento a laser precisa ser realizado em um consultório dentário
com um profissional dentista capacitado, que por sua vez pode ser viabilizado através de um plano odontológico. Em suma, o principal instrumento do dentista para esse procedimento será com o uso de um laser responsável por ativar o gel clareador.
Portanto, o laser que é utilizado tem o papel de ativar o gel clareador, acelerando seu processo para remover manchas superficiais nos dentes. Para sua realização, o dentista faz a proteção da gengiva e dos lábios para evitar danos nessas partes.
Normalmente, o clareamento dentário a laser leva cerca de 3 sessões para apresentar resultados efetivos que se mostram mais duradouros do que qualquer outra forma de clareamento.
Quais são as principais diferenças entre o clareamento dental a laser?
Assim como já mencionado anteriormente, a principal vantagem de investir em um clareamento dental a laser é contar com um resultado mais rápido e também mais duradouro.
Isso porque, as outras maneiras envolvem a aplicação do gel clareador, que sem o laser se atém apenas a mudanças conquistadas de forma individual.
Além das maneiras de clarear o seu sorriso através de maneiras em um consultório odontológico 24 horas, também é possível realizar clareamentos dentais de forma caseira, através de ingredientes naturais, através da orientação de profissionais.
Isso porque, caso o clareamento caseiro não seja realizado da maneira correta, os elementos podem acabar destruindo o esmalte dentário e assim causar diversos problemas bucais, como o surgimento de doenças como:
- Cáries;
- Gengivites;
- Doenças periodontais;
- Tártaro, entre outros.
Em suma, as principais vantagens de optar pelo clareamento dental a laser são:
- Maior rapidez;
- Aplicação individual;
- Casos de sensibilidade;
- Mais comodidade.
A autoestima também melhora com um bom clareamento dental, isso porque um sorriso bonito é uma forma de aprimorar a aparência sutilmente, mas com grandes resultados.
Quais são os cuidados antes e após o clareamento dental a laser?
Para garantir todos esses benefícios relacionados ao clareamento dental a laser, seja ele realizado em consultório odontológico ou dentista emergência 24 horas, é preciso tomar alguns cuidados no pós-procedimento para garantir que o resultado será satisfatório e duradouro.
Sendo assim, alguns dos principais cuidados estão relacionados, principalmente, com a alimentação. Dessa forma é importante que o paciente evite o consumo de alimentos pigmentados, como o café e o vinho, a fim de evitar o surgimento de manchas nos dentes clareados.
Além disso, é importante evitar alimentos duros que possam agredir os dentes em uma espécie de raspagem, sendo necessário manter uma boa higienização bucal, mantendo uma escovação suave. Além desses cuidados, é importante manter o acompanhamento com o profissional dentista para que o mesmo possa acompanhar todo o pós-procedimento.
Dessa maneira é possível garantir que o procedimento será bem sucedido e o paciente conseguirá conquistar não só um sorriso mais estético e bonito, como também uma melhor saúde bucal, para manter dentes fortes e bonitos para toda a vida.
Além disso, com essa atitude é possível melhorar sua autoestima e conseguir conquistar uma melhor saúde mental, bem como uma melhor qualidade de vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.