Anatomia desenho: estudo completo do corpo humano
Separamos desenhos de anatomia do blog rabiscosinfundados. Os desenhos foram inspirados no livro Netter e Moore, ambos estudam peças cadavéricas.
Lembre-se de basear seus estudos sempre em literatura científica. E, sim esses desenhos anatômicos te ajudarão nas suas provas!
Se você identificar alguma coisa errada na anatomia do desenho, pode me avisar pelo e-mail cliquefisio@gmail.com
Esperamos que estes desenhos possam facilitar o estudo na área da saúde.
O que é anatomia de um desenho?
A anatomia de um desenho são esboços detalhados e realistas sobre anatomia do corpo humano, os desenhos parecem fotos reais da anatomia do corpo.
O principal atlas de anatomia do corpo humano, o Sobotta é feito com desenhos anatômicos profissionais. Porém, a quem prefira as ilustrações anatômicas de Netter para aprender anatomia.
Os dois livros são usados pelos profissionais da saúde para aprender anatomia, todos os desenhos que você verá aqui são inspirados nesses livros.
Inclusive se você quiser comprar esses livros de anatomia segue links com desconto!
Como aprender anatomia para desenho?
Para aprender a anatomia você precisa se inspirar em livros de anatomia feito por artistas e profissionais da saúde. Existem técnicas de desenhos que te ajudam a reproduzir o tamanho e a proporção exata de alguns órgãos do corpo humano.
A segunda forma de aprender desenho de anatomia é segundo métodos de desenhos.
Você precisa criar o desenho, e observar, não apenas copiar o desenho de um livro.
Segue um vídeo detalhado para te ajudar a desenhar certinho!
Anatomia humana desenho
A anatomia humana do desenho é uma das coisas mais lindas que um artista poderia criar. O brilhante Leonardo da Vinci, foi um dos pioneiros no estudo da anatomia humana. São mais de 1200 desenhos anatômicos criados por da Vinci, eles podem ser consultados no livro “Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci”, outro livro para apostar é Obra Completa de De pintura e desenho de da Vinci.
Vale a pena adquirir essa obra-prima e aprender com um dos melhores desenhistas do corpo humano!
Muitos artistas observam peças humanas reais dissecadas para desenhar com exatidão. Mas realmente foi pioneiro Leonardo que soube com exatidão e técnica as dimensões do desenho do corpo humano. Isso fica claro no desenho Homem Vitruviano criado em 1490.
O que é desenho do Homem Vitruviano?
O homem vitruviano é uma obra do renascimento, possui ideias de beleza e estética do corpo humano. Mas, é o resultado de métricas matemáticas das formas humanas. Leonardo desenhou com exatidão as proporções humanas da forma mais harmônica existente.
Desenhos anatomia humana
Separamos os melhores desenhos da anatomia humana para te ajudar no seu estudo, seja para artes ou para disciplinas que envolvam anatomia.
Cabeça e Crânio
Desenho da calvária craniana
Desenho da Mandíbula
Desenho da cabeça humana
Pescoço
Esqueleto Axial
Tórax
Abdomen
Pelve
Masculina
Feminina
Dorso
Membros Superiores
Membros Inferiores
Corpo anatomia desenho dos Órgãos, Sistemas e Estruturas
Geral
Visão
Audição
Faringe
Laringe
Desenho dos sistemas do corpo humano
Sistema Cardiovascular
Sistema Respiratório
Sistema Digestório
Sistema Urinário
Sistema Reprodutor
Neuroanatomia do sistema nervoso
Geral
Telencéfalo
Diencéfalo
Tronco Encefálico
Cerebelo
Medula Espinhal anatomia
Dermátomos
Baixe o mapa dos dermátomos e o ebook das cadeias musculares [Conteúdo completo]
Ventrículos
Nervos Cranianos
Plexos Nervosos
Vascularização do Sistema Nervoso Central
Quais os 7 fundamentos do desenho?
Neste tutorial de desenho do corpo humano, você aprenderá técnicas básicas de desenho de contorno do corpo humano.
Se você praticou a observação dos desenhos anatômicos, terá adquirido uma boa noção de esboços para criar seu desenho.
Vamos começar a dar estrutura a essa base baseada em sentimentos, estudando o corpo com um olhar mais científico.
1 desenhe o esqueleto humano
Vamos desenvolver essa habilidade desde o início, na mesma ordem do processo de desenho, começando com um esqueleto de desenho corporal simplificado (a figura básica ou figura de palito), passando para os volumes de estrutura muscular e, em seguida, finalmente os detalhes de cada parte do corpo e rosto.
As primeiras habilidades fundamentais a adquirir são as técnicas de desenho de proporções humanas. E vamos praticar com essa figura básica por um tempo para nos familiarizarmos não apenas com as “proporções ideais” convencionais, mas também com a maneira como elas variam de acordo com sexo, idade e até origem étnica. Se você estiver desenhando digitalmente, talvez queira que seu trabalho pareça ter sido criado com lápis e papel.
2 Crie a cabeça
Crie seu desenho a partir de cabeça.
Vamos começar com o básico do desenho humano. Uma figura bem proporcionada, independentemente de variações devido ao gênero e tal, é definida pelo alinhamento das articulações, que é invariável (ou seja, percebemos algo estranho se variar).
Esta é a nossa base para as proporções.
Desenhe seu próprio desenho à medida que avançamos – isso realmente ajuda a aprender a desenhar.
Para aprender a desenhar um corpo, começamos com a cabeça. Comece desenhando uma forma oval ou de ovo (ponta para baixo) para a cabeça e marque oito medidas, sendo a última o chão.
A medida (altura masculina ideal = oito cabeças) foi estabelecida durante o Renascimento como uma idealização da forma humana. É bastante óbvio que muito poucas pessoas têm na verdade oito cabeças de altura (mesmo os europeus do norte, que serviram de base para este modelo, estão mais próximos de sete cabeças), mas este ainda é o melhor modelo para começar, pois facilita a agarrar os alinhamentos.
3 Crie a pelve
Adicione a pelve (cintura do personagem) em seguida, faça um círculo achatado entre as marcas 3 e 4, com as articulações do quadril no 4. Sua largura é de aproximadamente 1,5 a 2 larguras da cabeça.
Agora você pode desenhar a coluna conectando a cabeça a essa parte mais importante do corpo, seu centro de gravidade e estabilidade.
4 Desenhe as pernas e joelhos
Vamos supor que esta figura está em pé com os pés alinhados verticalmente com as articulações do quadril. As articulações do joelho ficam na marca 6, pois essa linha corresponde à parte inferior das rótulas.
Quando a perna é esticada, a articulação do joelho é colocada em linha reta com o quadril e o tornozelo (esquerda). Mas essa linha reta é virtual: para completar a perna, conecte a articulação do quadril à parte interna da rótula e, novamente, a parte externa do joelho à parte interna do tornozelo (direita). Esta é uma representação muito simplificada, mas precisa, da estrutura óssea real, e ajuda a desenhar a aparência natural da perna humana, que afunila a partir do quadril, depois cambaleia no joelho e afunila novamente. Também ajuda a colocar os músculos em um estágio posterior.
5 Desenhando caixa torácica, mamilos e umbigo
O grupo caixa torácica-pulmão é o terceiro volume importante do corpo, depois da cabeça e da pelve. Simplificado, é um oval que começa a meio caminho entre 1 e 2, descendo até a marca 3; mas é melhor cortar a parte inferior como mostrado aqui para imitar a caixa torácica real, pois a parte vazia entre os dois volumes é importante: é macia e sujeita a alterações (barriga lisa, barriga macia, cintura de vespa) e é também onde ocorre a maior torção e movimento na coluna.
É bom estar ciente disso e não unir o tronco e a pelve como dois blocos, pois isso “bloquearia” a amplitude de movimento do seu desenho. A largura do oval é aproximadamente a mesma da pélvis por enquanto. Mais dois detalhes aqui: os mamilos caem na marca 2, logo dentro das laterais da cabeça, e o umbigo na marca 3.
6 Desenhando os ombros do desenho
A linha do ombro está a meio caminho entre as marcas 1 e 2, com a largura dos ombros de 2 a 3 larguras da cabeça, mas sua posição aparente pode variar bastante. Para começar, é ligeiramente curvado para baixo, mas em tensão os ombros ficam tensos e a própria curva pode virar para cima e parecer mais alta. Além disso, o músculo trapézio, que de frente parece conectar o ombro ao pescoço, é altamente individual; se for muito musculoso ou carregar muita gordura, pode fazer com que a linha dos ombros pareça tão alta que não há pescoço; inversamente, um trapézio subdesenvolvido, muitas vezes visto em mulheres muito jovens, dá a impressão de um pescoço comprido.
Esta breve digressão em detalhes não esqueléticos é para garantir que não haja confusão entre a posição real da linha do ombro e sua colocação aparente em um corpo encorpado, alguns exemplos são mostrados abaixo.
7 Desenhando os braço, pulsos e mãos
Por fim, os braços o desenho dos membros superiores costuma ser mais fácil, por isso é o último.
Os pulsos estão na marca 4, um pouco abaixo das articulações do quadril, que ficam nele (você pode testá-lo por si mesmo, levantando-se e pressionando os pulsos contra os quadris). Os dedos terminam aproximadamente no meio da coxa, que é a marca 5. Os cotovelos são uma articulação um pouco complicada que examinaremos em detalhes mais tarde, mas por enquanto é útil marcá-los como ovais alongados no nível 3.
Resumo básico do desenho do corpo humano
Siga os passos acima pois são um tutorial básico de desenho de proporções humanas indiferenciadas.
Aqui está um diagrama para resumir todas as técnicas de desenho de contorno do corpo humano que analisamos:
Como estudar anatomia anime?
Escolha o personagem de anime que você deseja: mulher, homem, menina, menino, adolescente ou idoso.
- Passo 1: Comece pela cabeça e depois vá para o desenho do corpo
- Passo 2: Use um modelo para se inspirar e não copiar
- Passo 3: Treine sua observação e tente praticar 30 minutos diariamente seu desenho de anime.
O treino ajudará você a estudar a anatomia do anime, no entanto existem livros que explicam na prática cada fundamento do desenho.
Separei um abaixo!